quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pão Temperado de Liquidificador


Olá pessoas!
Finalmente, depois das festas de fim de ano e de todo o trabalho e os restos, estou de volta.
Queria começar esse ano com todas as resoluções, planos, metas, vontades e tudo mais que permeia essa época. Mas... pra ser sincera, não pensei em nada disso e nem quis pensar. Desde sempre, pode até ser engraçado, mas desde sempre sou assim, penso que quando eu planejo muito, penso muito, fico traçando metas e tudo mais, a coisa não dá certo, sempre desanda! Nem agenda eu consigo manter, pode até parece tolice, mas é assim que funciona pra mim.
Lógico que quero coisas boas, sonhos realizados, vontades satisfeitas... mas não fico aqui riscando cada passo pra chegar lá. E acreditem ou não, sempre deu certo!
Mas é isso, só queria registrar esse meu modo estranho de pensar nas coisas do futuro. Pra não dizer que não tenho nenhum plano, tenho sim, comprar uma máquina de fazer pão!
Huahuahuahuahuahuahuahuahua... é um plano, não é?!
E pra já ir treinando... a receita que vou postar agora, foi sendo criada enquanto eu a fazia.
Pra quem anda por aqui há algum tempo, deve se lembrar do meu pavor/medo/desespero recem superado de fazer pão. Antigamente, quando não conseguia mesmo fazer pão algum, fazia uma receita que tem num livreto de um curso que mamãe fez há muuuuito tempo, da Dona Benta, são poucas receitas, mas todas deliciosas, já fizemos todas muitas vezes. Esse pão é muito simples, mistura-se os líquidos, joga por cima da farinha, vira uma massa molenga e grudenta, deixa crescer e assa.
Fica parecendo mais uma torta que um pão, eu sei, mas era o que eu conseguia fazer.
Hoje, senti saudades dessa receita. Estava com uma vontade doida de fazer pão, mas uma gripe mal curada, que vai e volta toda semana, tirou meu animo e me deteve ao tentar fazer uma massa sovada, elaborada e tudo mais.
Então fui pra cozinha com meu pão com cara de torta, mas dessa vez eu inventei moda. Fui aos poucos acrescentando uma pitada disso, uma colher daquilo, meia xícara de tal coisa e saiu esse pão perfumado e delicioso!
Gente, não estou me achando não, o pão ficou mesmo muuuuito interessante.
Claro, qualquer restrição à algum ingrediente usado, desde que não faça parte da base do pão, pode e deve ser substituido ou retirado.
É isso, fiquem com meu pãozinho, um lindo restinho de semana. E pra quem tem metas, planos e resoluções pro Ano Novo, que todas se cumpram!
Kisss^^

Pão Temperado de Liquidificador

*xícara medidora de 200ml

Ingredientes da receita original:
1 xícara de água morna
1 xícara de leite morno (usei leite de soja, misturei 3 colheres de sopa de extrato de soja em 1 xícara de água morna)
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo (usei metade de óleo de soja e metade de azeite)
3 ovos
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de fermento para pão (30g)
1 kg de farinha de trigo

Ingredientes por minha conta:
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de sopa de nóz moscada
1 colher de sopa de sementes de gergelim
4 dentes grandes de alho
Fio de azeite e sementes de gergelim para cobrir

Modo de fazer:
Bati todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha, inclusive os que acrescentei por minha conta.
Despejei numa bacia grande e coloquei a farinha aos poucos, mexendo bem até que ficasse em ponto de massa mole, fica bem grudenta.
Espalhei a massa numa assadeira bem grande untada com manteiga, é um pouco trabalhoso mexer com essa massa, mas tenha paciência que dá certo. Cobri com um fio de azeite, salpiquei as sementes de gergelim e levei pra crescer no forno desligado por mais ou menos 1 hora.
Assei até dourar em forno médio, por aproximadamente 50 minutos.

15 comentários:

Téia disse...

Amiga querida, que bom que voltaste, olha, te desejo um ano muito especial. Ah, esta receita está com uma cara linda demais, eu adoro estas tortas de liquidificador, como são versáteis e deliciosas. Veio que veio, né? Bj grande.

Mari disse...

Lindonaaaaaa, bem vinda de volta... ebaaaa, a Axlynda voltou! =D
Somos duas com paura de fazer pão e ver aquela massa toda melequenta grudar nas mãos... hehehe, a MFP q ganhei do Marcelo resolveu meu medo... risos
Esse seu pãozinho parece fantástico... e todo temperadinho...ui, do jeitinho q amo!!!
Bjo grande, queridissima

Mari

♥ mesa para 4 disse...

Que belo pão...e simples...beijinho

Suzana Parreira disse...

Pão vai sempre bem a qualquer hora e assim simples, ainda melhor!

Bj e votos de excelente ano. :)

Natália Eleutério disse...

Minha amiga, ainda bem que perdeste o medo de fazer pãozinho, pois o resultado está á vista com esse delicioso pão, que realizes todos os teus desejs em 2009, bjs.

Marcia disse...

Também estive nos apertos e só ontem consegui começar a entrar devagar por aqui. Que belo pão para começar o ano. Felicidades!!

ameixa seca disse...

Ficou com óptimo aspecto. Eu já comi um pouco agora ao lanche :)

risonha disse...

que pão lindo!!!
e com essas sementinhas por cima... hummmmmmm.... delícia.

Nela disse...

LINDA E TERNA amiga, ficou lindo o seu pão, sabe que eu na outra casa que é na terra onde nasceu meu marido, tenho um forno a lenha e lá adoro fazer o pão á mão, embora faça doer os braços, mas como os trabalhos são cá, é raro irmos para lá mesmo,por isso eu queria á MFP a minha filha me deu no Natal, claro que o primeiro pão nunca saí como queremos, mas já fiz vários que sairam muito bem, sabe de x em quando há cá nos hipermercados máquinas até baratinhas, a minha já vi uma igual, e agora como há saldos (promoções)vimos muito mais barata, minha filha ficou furiosa mesmo rsrs porque a que me deu foi cara,querida obrigada pelas suas palavras sempre tão ternas, beijinhos.

Gina disse...

Não tiraria ingrediente algum, mas o marido não gosta muito de gergelim, então... Talvez dividisse a massa ao meio e fizesse 2 pães, isso!
O cheirinho desse pão assando deve ser maravilhoso.
Bjks.

Unknown disse...

Olá amiga! Vou testar essa delícia super fácil.


Beijão

Rose Oliveira disse...

Prá quem tinha medo, vc está nos supreendendo, Axly! Ficou mara...e suas temperadas, rss, deve ter deixado a receita mais gostosa...amei! Adoro pães caseiros e confesso que os primeiros que fiz, foram de liquidificador, rss. São prático e dá menos medo de sair algo errado. mas vc agora tá virando uma padeira...10 !
Beijinhos.

Ana Prazeres disse...

Querida, pensamento positivo!!! Tudo o que deseja, que serealiza, ok?

Eu sem agenda não vi-vo!

Pãozinho bom, hein?

Beijinho grande e um ano cheio de tudo o que é bom!

AndreaDomingas disse...

Feliz 2009 Axly!

Ficou lindão o seu pão! Adorei o seu improviso e acho que deve ficar mesmo delicioso! Anotadíssimo!
Bjs

Odete disse...

Bem interessante com o uso do fermento de pao. Tai uma receita a me tentar.
Beijo e um feliz 2009