sábado, 10 de janeiro de 2009

Mosaico de Gelatina e Pavê de Cupuaçu


Oieeeee pessoas!
Então, como a pessoa aqui está de férias e anda meio adoentada (há dois dias não durmo direito e meu nariz parece uma cachoeira, não para de escorrer!) mal tenho visitado os cantinhos de vocês ou cuidado do meu.
Tanto que, só hoje vou postar as sobremesas do Natal. Fiz duas e pra acabar com a enrrolação, vou postar as duas logo de uma vez.
Como eu sabia que iria ter muuuuita comilança, escolhi fazer sobremesas frescas, leves, não muuuuito elaboradas e sofisticadas.
Como sempre diz a Nana, eu amoooooooooooo uma gelatina, huahuuahuhauhahuhuauha!
A escolha foi dupla, pois as formigas que vieram pra cá iriam ficar felizes e satisfeitas.
A primeira que escolhi foi um mosaico de gelatina e a segunda o pavê de cupuaçu, que vi no blog da fofissíma da Larissa e me apaixonei. Eu adoro essa fruta, seu sabor inesperado e exótico me agrada muito, azedinha e com um toque natural levemente alcóolico (como bem definiu minha amada Raposa) combinou perfeitamente com o leite condensado e o creme de leite. Ambas são rápidas, fáceis, frescas e baratas. Claro, que o pavê pode ser feito com a polpa de qualquer fruta ácida, mesmo porque, nem todos tem acesso ao cupuaçu.
Deixo pra vocês as duas receitas e as fotos delas prontas. Eu me empolguei tanto na hora de servir, que me esqueci de fotografar o pavê por dentro.
Huahuhuahuahuahuahua...
Kisss e um lindo domingo pra todos!!!

Mosaico de Gelatina

*xícara medidora de 200 ml
Ingredientes:
6 caixas de gelatina (usei 2 de abacaxi, 2 de uva e 2 de morango)
350 ml de água para cada caixa de gelatina (200 ml quente e 150 ml gelada)
2 sachês de gelatina incolor sem sabor
1 xícara de açúcar
1 lata de creme de leite (com soro)
2 potes de iogurte natural desnatado

Modo de Preparo:
Dissolvi caixa de gelatina com os 350 ml de água (misture bastante pra não formar uma película dura no fundo) e coloquei em potes separados, levei a geladeira pra endurecer, depois cortei em cubos.
Hidratei os sachês da gelatina incolor conforme a embalagem e depois misturei em 200 ml de água quente. Nessa gelatina coloquei o açúcar, o adoçante, o creme de leite e os iogurtes e misturei tudo.
Untei com óleo e depois passei água fria em uma forma de pudim bem grande, coloquei os cubos de gelatina e depois coloquei o creme feito com a gelatina incolor. Levei a geladeira, coberta com filme de pvc de um dia pro outro. Desenformei e servi.

Pavê de Cupuaçu

Ingredientes:
400g de polpa de cupuaçu
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
400 gramas de biscoito maisena

Modo de fazer:
Bati a polpa, o leite condensado e o creme de leite no liquidificador. Em uma forma grande, alternei o creme e os biscoitos molhados em leite, por último deve vir o creme.
Finalizei polvilhando 8 dos biscoitos batidos no liquidificador até virar uma farinha. Levei a geladeira de um dia pro outro.

17 comentários:

Odete disse...

Essa gelatina me traz saudades da infancia. E esse pave de cupuacu devo ser muito bom, pena so fico aqui na vontade.

Lindas fotos.

Bks

Unknown disse...

Amiga linda, já tem um tempão que tento fazer gelatina nesse estilo e nunca sai bem, mas agora com sua receita tenho certeza que vai ser nota 1000.

Olha, eu também amo cupuaçu e esse pavê e uma verdadeira tentação.

Amei as duas receitas.

Beijão!

♥ mesa para 4 disse...

Úma delícia ...2 receitas muito boas...beijinho

winnie disse...

Não sei o que é cupuaçu mas as sobremesas ficaram lindas.

ameixa seca disse...

Capuaço aqui é para esquecer :) Mas eu prefiro o pavê do que a gelatina que eu não gosto muito :)

Gina disse...

Qualquer dia serei eu a postar o mosaico, já tenho até a foto...
Adoro cupuaçu. Talvez nem fique muito doce esse aí por causa do próprio cupuaçu, o que me diz? Deve ter ficado uma delícia, acho que vou experimentar.
Bjs.

AndreaDomingas disse...

Humm... que saudades do cupuaçú! Não encontro aqui. E esta gelatina-mosaico!Uau! Comia quando era criança e sempre fiquei de fazer aqui para apresentar à família, mas agora com a sua receita anotada não vou me esquecer!
Beijos

Unknown disse...

Ahhh essa sua gelatina ficou xisqueeee demais amiga, até eu quero um teco! hehehe
Coloca um OB no nariz que tudo resolve hehe brincadeirinha
Bjs e melhora

Nysa disse...

primeiro tive que ir ver o que é cupuaçu ;-) acho que nao há aqui à venda. esse mosaíco ficou lindo.. minha mae faz um parecido com sabor a ananás! beijocas

Natália Eleutério disse...

Oiiiiiii amiga, espero que já estejas melhor, cá anda um frio danado, bem as duas sugestões apresentadas não sei qual a mélhor, a gelatina já conheço e faço mutas vezes em festas no Verão a outra não sei o que é cupuaçu, boa semana, bjs.

Nela disse...

Queridinha, anda como eu? engripada? aqui surgiu um surto,de gripe hospitais, centro médicos estão todos de aviso, e cheios sem camas até,toda a gente vai para lá, eu tenho-me medicado em casa tomando umas droguitas ;) mas o corpo dói, embora já esteja melhor, e apetece é ficar sossegadinha ;) adorei a gelatina, pq, adoro mesmo, embora cá agora não apeteça por causa DO FRIO,e o pavê tem um aspecto maravilhosoooo. parabéns e sabe eu tb, não postei aquase nada do meu Natal tenho tudo atrasado, e olhe que fiz tudo, só ouve uma coisa que comprei pq não me apeteceu fazer, o bolo rei.Querida as melhoras e boa semana muitos beijos.

Nani disse...

Melhoras pra ti.
Essa gelatina é uma delicia.
Aqui quanto ao pavê sabe se posso usar a polpa do cupuaçu congelada, aquelas que vendem pra fazer suco?
Beijos e excelente semana!

Simone Izumi disse...

Beautiful girl, tudo jóia?
hmm..esse pave de cupuaçú muito me apeteceu!! que curiosidade em saber o seu resultado final!
ahn, e gelatina colorida é tudo di bãoooo!!!!rs
bjao
si

Neyma disse...

Axly querida,
Esta gelatina de mosaico ficou uma obra de arte!! E este pavê, parece delicioso!! Não sei se ja experimentei cupuaçu, talvez em forma de sorvete. Não imagino o sabor deste pave, mas parece delicioso!!!
Muitos beijinhos

Téia disse...

AFFF, QUE TENTAÇÃO. Amiga, não sei nem o que eu gostei mais, do mosaico ou do pavê. Eu amo cupuaçú, esta receita até já fiz uma vez, meu fornecedor é o meu irmã que trás de Belém, fica mesmo divino. Assim como a Odete a gelatina me lembra a infância...Enfim, arrasou nas sobremesas. Bj grande querida.

Vivian disse...

eu sou fascinada em cupu!! me diz uma coisa, a poupa é congelada?
vou ter que fazer

bjks

Mari disse...

Axlyndaaaaaa, tá tudo maravilhoso aqui! Esse mosaico tá lindo demais, chiquérrimo (to com uma vontade doida de fazer em casa hahaha), e esse pavê de cupuaçu deve ser alguma coisa... nunca comi, e fiquei aqui me coçando todinha, uiiii =P
Super beijoo

Mari