sábado, 7 de junho de 2008

Geléia de Pimenta





Oie gente!

Mais uma semana corrida na minha vida, se às vezes eu dou uma sumida é apenas por isso, mas eu sempre volto!
E a receita dessa vez, foi imaginada para participar do Rei da Quinzena, no Colher de Tacho.
Já vi por lá algumas geléias de pimentas, mas não poderia deixar de postar a minha também, como sempre, ela tem uma história.
E lá vai ela...
Meu pai sempre gostou muito de plantar coisas no quintal, de árvores frutíferas à verduras. Aqui em casa tem muita coisa que ele plantou, goiaba, limão, acerola, romã, coco, mamão, algumas verduras e muuuuuuuuuuuitas pimenteiras. E nosso quintal tem uns 30 m² se muito...
Há 9 meses ele faleceu, de um jeito muito estúpido, num acidente de moto. Sinto muita saudades dele, pois o amava muito, apesar de não ser uma pessoa fácil, eu o amava.
Ele gostava muito de pimentas, muito mesmo! E eu herdei esse gosto dele, mas infelizmente não aprendi a fazer as conservas de pimenta que ele fazia, por pura bobagem. A gente às vezes não lembra que um dia todos nós vamos embora daqui, é assim que acontece.
E eu não aprendi. Ele tinha um toque especial, nunca uma conserva de pimenta dele, por mais velha que estivesse ficava rançosa, com gosto ruim, nunca se estragava.
Ai um dia, vi todas as pimenteiras dele com frutos, fiquei com dó de deixar elas secarem e morrer, ele cuidava tão bem delas.
Pedi pra mamãe colher, e juntei todas e resolvi fazer uma geléia de pimenta. Procurei na net alguma receita, encontrei muitas, mas todas com pimenta-dedo-de-moça. As que tinham aqui eram malaguetas. Mas olhei e olhei e resolvi fazer assim mesmo.
Todas as receitas pediam para usar luvas enquanto se tirava as sementes delas. Eu não tinha aqui em casa, mas queria fazer, nem liguei.
Ah arrependimento!
Como eram muitas e pequenas, devo ter ficado umas três horas limpado-as, não senti nada. Mas quando fui lavar as mãos, acho que houve alguma reação com o detergente, começou a queimar minhas mãos, parecia que estavam em fogo! E desse modo foi a noite toda, não consegui dormir aquele dia, só parava um pouco de doer quando mergulhava as mãos em água gelada, mas era só esquentar a água que voltava a queimar. Até quando o dia começou a clarear a ardência diminuiu um pouco e o cansaço era tanto que eu dormi.
Então, nunca se esqueçam, quando for mexer com pimentas USEM LUVAS, e não façam como eu.
Depois que fiz, achei extremamente ardida a geléia, era quase impossível comer e olha que eu como pimenta tranqüilamente.
Então pensei bastante e resolvi fazer uma geléia de maçã, que tem um sabor mais neutro e diluiria a geléia de pimenta. E deu certo!
Rendeu quatro vezes mais, ficou muito mais suave e deliciosa! Com carne, com queijo, com pão fica divino! Mas para pessoas muuuuuuuito sensíveis pode-se usar a pimenta-dedo-de-moça ou dobrar a quantidade de geléia de maçã.
Presenteie uma querida amiga, que sempre me dizia que tinha adorado uma vez que experimentou em Gramado, ai dei um potinho pra ela, que ficou toda faceira, né Batatinha^^
É isso gente, em homenagem ao meu querido paizinho que posto hoje essa receita, que apesar de um pouco desastrosa, ficou deliciosa no fim!
Pai, te amo, onde você estiver, te amo muito, saudades!
Kisss à todos^^


Geléia de Pimenta

*xícara de 200 ml

Ingredientes:

1º Geléia:

1 xícara de pimenta malagueta
4 xícaras de água
Suco de 2 limões
3 xícaras de açúcar cristal

2º Geléia:

4 maçãs grandes cortadas em cubos, com casca
3 xícaras de água
2 xícaras de açúcar cristal

Modo de fazer

1º Geléia: Usando luvas (atenção, isso é imprescindível, se não tiver luvas não faça!), corte as pimentas, tirando as sementes e a parte branca. Bati no liquidificador com a água e o limão.
Em uma panela não reagente, usei de inox, coloquei a pimenta batida e o açúcar, levei ao fogo baixo, cozinhando até chegar ao ponto de geléia mole.

2º Geléia: Coloquei todos os ingredientes em uma panela não reagente e deixei no fogo baixo até a maçã ficar bem mole. Ainda quente, passei por uma peneira, desprezei a casca e voltei com o purê que se formou ao fogo, com mais uma xícara de água.
Quando chegou ao ponto de geléia mole, misturei a geléia de pimenta e deixei apurar mais uns 10 minutos, sempre em fogo baixo.
Coloquei em vidros esterelizados (fervi esses vidros e suas tampas numa panela com água que os cobrisse por 40 minutos), tampei e coloquei em uma panela com água já quente, sem estar fervendo e deixei ali por 50 minutos.
Tire da água, com cuidado e deixe esfriar.

32 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Foi graças às blogueiras brasileiras que eu pela prinmeira vez ouvi falar de geleia de pimenta...e ainda bem, pois em Fevereiro fiz uma bem picante que ficou maravilhosa. A próxima hei-de experimentar com maçã.

bjs

Elvira disse...

Isso parece muito, muito bom! :-)

Beijos.

Natália Eleutério disse...

Olá Axly, em 1º lugar sentimentos pela morte do pai, depois como tu dizes e muito bem a gente não dura sempre estamos cá só de passagem e devíamos aprender sempre com os mais velhos, mas nem ligamos porque pensamos sempre que eles ficam, vai daí muita coisa morre com eles, quanto á receita de geleia de pimenta é a 1ª vez que ouço falar, juro menina nunca tal pensei que existisse, mas no mundo da culinária tudo se tranforma,não é mesmo, gostei também do carinho que demonstraste pelo teu pai, o meu também já faleceu faz tempo, e também tenho muitas saudades dele.
Bjs e bom fim de semana.

Laurinha disse...

Pois é, outro dia quasi fiz uma de dedo de moça, mas ainda não tive coragem... Hei de vencer!

Parabéns pela persistência e pelo 'truque' para uma gelèia saborosa!

Beijinhos,

ameixa seca disse...

Axly, recebe os meus sentimentos pela tua perda. Teu pai está sempre contigo, tenho certeza! Quanto à geleia eu nunca ouvi falar nem nunca experimentei. Sou uma fraca para comer coisas apimentadas... sobe um fogo em mim que até me dá tontura eh eh... Mas geleia até que deve ser bom. Quem vê assim parece de morango ;)
Bom fim de semana querida...

Akemi disse...

Axly, adorei e me emocionei com seu texto e sinto muito pela perda de seu pai, ainda mais dessa forma tão repentina e estúpida. Tenho certeza de que ele está muito feliz e orgulhoso de sua filha com esta homenagem! Bem que gostaria de uma pincelada desta geléia numa torrada! Deve ter ficado ótima mesmo! Bjs e bom final de semana, lindinha!

AndreaDomingas disse...

Oi Axly!
Sua homenagem ao seu pai nos rendeu uma receita deliciosa que hei de testar! Sei como se sente, pois perdi meu pai da mesma forma e por isso também posso dizer por experiência, que apesar da saudade, o tempo vai passando e a presença do querido pai só se faz crescer em nossos corações!Ele está com certeza lá em cima olhando por ti!
Beijos

Natércia Ramalho disse...

Menina isso é de comer e chorar por mais! um bjo. Natércia...

Rose Oliveira disse...

Olá querida! logo eu que sou baiana e já cresci comendo pimenta...achei o máximo essa géleia.
Vou anotar a receita.
bjs.

Unknown disse...

Saudades é complicado...
Sempre tento lembrar as coisas boas, só depois que a dor vai embora.
Mas como vc falou, só temos certeza de nascer e morrer.A vida é assim...
Nunca experimentei geleia de pimenta (boba eu hehehe).
Acho que tenho bons motivos né.
bjs

A União Faz a Vida disse...

Amo geléia de pimenta, mas confesso que não sei se gostei mais do teu teto ou da tua receita. Passei toda semana com meu pai numa cti (Deus, como essas coisas abalam).
Mas quanto ao teu pai... nossa, deve estar orgulhosíssimo das receitas da filha!
:)
Beijos

Marcos disse...

Adorei mesmo! pode ser só um pouquinho para mim...um abraço. Marcos:))

claudia disse...

Nunca tinha ouvido falar de geleia de pimenta e parece-me muitíssimo boa! Gosto de pimenta e coisinhas picantes!! Pois mas as luvas não são para esquecer mesmo, não é'?? Um dia eu abri 1 malagueta para colocar só os grãos num bife e logo a seguir passei a mão na cara, pero do nariz....podes imaginar o ardor que eu tive...

Angela Oeiras disse...

Ummm geleia picante deve ser o máximo....

Luciana Macêdo disse...

Mais uma deliciosa contribuição para o Rei da Quinzena.
É bom quando nossas lembranças estão guardadas nas coisas mais simples que tem.
Bjs!

Agdah disse...

Menina, baiano é assim. Meu pai é vive plantando e colhendo pimenta para fazer conservas. Ninguém sabe quem vai comer tanta pimenta. Nós também preferimos as malaguetas por que têm mais sabor e são mais ardidas. As dedos-de-moça são para os "fracotes" :)

Agora, a primeira coisa que os baianos aprendem desde criançinha é que em pimenta não se pega. Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

deve ser um bom afrodisiaco....:o)

jinhos

Larissa disse...

Amiga, linda homenagem. A gente sempre carrega um pouco de cada um que passa por nós. Seu pai deixou em você o que havia de melhor nele, estou certa disso sem ao menos te conhecer. São pequenas coisas como essa, de perpetuar uma receita, que imortaliza as pessoas. Seu pai vive, querida, através de você. ;-)

Filipa disse...

Que bela participação para o rei da quinzena. Esta sua geleia está com uma côr maravilhosa.
E que texto bonito a falar do seu pai, muito emocionante.

Beijinhos

Fabrícia disse...

Ficou linda e com certeza deliciosa.
Bjs.

Mónica Pinto disse...

Fiquei curiosa. Vou ter que experimentar essa geleia de pimenta. Beijinhos

elisabete disse...

Axly, mil desculpas por aparecer só agora. Ando com imenso trabalho, meu pc tá quase na reforma, cada vez tenho mais ficheiros danificados. Para além disto tudo, comecei novamente a dedicar-me à pintura.
Já sabia que o teu pai tinha falecido recentemente, mas nunca imaginei que fosse de uma forma tão estúpida. Onde quer que ele esteja deve estar muito orgulhoso da filha que criou.
Axly, "dl" é a abreviatura de decilitro (décimo de litro) e que é igual a 100 mililitros e 0,1 litro.
Oito colheres de sopa correspondem a 100 mililitros= 1 decilitro.
Fico contente por já teres experimentado a receita da açorda e ter sido aprovada por todos.

beijinhos e bom fim de semana

Unknown disse...

Amiga, saudades!!
bjs

Papos & Panelas disse...

Olá Axly... tudo bem?
Deixa eu te contar uma história. Sou fascinado por pimentas.. eis que um belo dia, entrei em seu blog para ver a receita de geléia de pimenta e comecei a "xeretar" em suas receitas, depois vi a parte das suas indicações em "outras Cozinhas" e comecei a me perguntar... Pq eu não tenho um blog? Poxa, passo o fim de semana cozinhando pros amigos e não tenho um blog.. Fuço na internet novas receitas, novos ingredientes, como otimizar sabores e não tenho um blog... daiiii... Analisando bem seu blog.. tomei coragem e resolvi montar o meu. E é por isso que estou te escrevendo, pra te convidar a entrar em minha cozinha pq lá vc vai encontrar, daqui uns dias pois estou organizando os post ainda, receitas e invenções de culinárias, conversas entre amigos que geralmente são feitas na cozinha, algumas reflexões sobre o ambiente cozinha e muito mais. E tambem, queria te dar parabens pelo teu blog, que ao meu ver, é muito parecido com uma cozinha de verdade, simples, rodeada de felicidade e amigos.

Abraços

Romano

denisegraca disse...

NOSSA COMO ESSE MUNDO E PEQUENO MESMO... MORO NOS ESTADOS UNIDOS, ESTAVA A PROCURA DA DEFINISAO DE DL E ENCONTREI O TEI SITE E TAVA DANDO UMA OLHADA E VI QUE VC E DA MESMA CIDADE QUE EU MINHA AMADA VG..BOM SABER VOU GRAVAR TUA WEB..E ESPERIMENTAR AS SUAS RECEITAS..BJS

Anônimo disse...

I was νeгу рleаѕed to
ԁisсοver this websіtе. I need
to to thanκ yοu foг your time for this wonderful read!
! I definіtely enjoyed eѵery bit of
it and I haνe yοu ѕaveԁ
tο fаv tο look at new things on youг webѕіte.


Feel free to ѵiѕіt my web-sіte: Silk N Sensepil Review

Anônimo disse...

Someone eѕsentially аssist to maκe sevеrely articleѕ I would state.
Τhat iѕ the verу first timе I frequentеd уour web
page and thus faг? I amazed wіth the гesearсh you made
to сreate this partiсular submit incredіble.

Fantastic ϳob!

Hаve a looκ at my wеb рage :
: v2 cigs reviews
my web page > next page

Anônimo disse...

Hеllo Dear, are yοu genuinеly visiting thіs webѕite daily, if so аftеrwaгd yοu will absolutely obtain good κnow-how.


Visit mу blog; silk'n sensepil reviews

Anônimo disse...

Hі there, its рleasant post on the topic оf mеdiа prіnt, wе all be familiaг with mеdiа is а impressivе
sourcе of facts.

Ϻy web-sitе www.prweb.com

Anônimo disse...

Olá, Já experimentou comer esta geléia com chocolate?
Faça e me contE! abraços

bidu freitas paixão disse...

Adoro Pimentas, Cultivo Pimentas e na geleia que faço, acrescento Pectina, Uma pasta feita a base da carne branca da maracujá, (cozida), assim chega ao ponto mais rápida e tem maior consistência.

Anônimo disse...

Conto 1 xícara de pimenta inteira ou já picada?