terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pão de Mamãe e Prêmio


Olá pessoas!
Eu sei que demorei um pouco de postar, sei também que não visitei as cozinhas que eu tanto gosto... mas vocês já sabem né?! Não vou mais repetir, tá ficando chato... hahahahha.
E finalmente amanhã eu apresento minha monografia, nossa! Chegou tão rápido esse dia, tô com um frio na barriga danado, como diria a Ana Maria Braga, borboletas no estômago!!!
Mas creio que dará tudo certo, afinal, quem trabalha colhe frutos^^
Hoje, vou postar mais uma receitinha de mamãe, ela quando quer inventa moda.
Enquanto eu fico morrendo de medo de fazer pães, seguindo receitas a risca e tudo mais, mamãe dá-se o luxo de fazer um pão inventado, pegando um ingrediente aqui e outro ali.
E saiu essa maravilhaaaaaaaaaaa... gente, você não fazem idéia da maciez e do perfume desse pãozinho, que eu comi de tardezinha, naquela hora onde você chega faminto e cansado. As mães tem mesmo esse dom né^^
As fotos estão melhores... aeeeeeeeeee!!! É que eu ganhei de mamãe, presente de aniversário antecipado, já que completo 28 na segunda que vem, uma camêra maravilhosa! Agora é aprender a tirar as fotos... hehehehehe.
Além disso, quero postar o miminho fofo que eu recebi de duas pessoas fofas! Foi o prêmio Dardos, que já havia recebido antes, mas presente é sempre delicioso!
Dessa vez quem me passou foi a Mari, de quem eu ando morrendo de saudades e da Andrea, uma lady mesmo, uma amoooooor de pessoa! Muito obrigada meninas^^

Regras do Prêmio:

1- Aceitar e exibir a distinta imagem e cumprir as regras.
2- Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.
3 -Escolher 15 blogs para entregar o prêmio Dardos.

Eu deixo em aberto à todas as queridonas ou queridões que ainda não receberam esse prêmio!
Agora vamos a receita do pão de mamãe, já que não sabia que nome poderia usar, hahahaha, kisss gente! Torçam por mim amanhã!


Pão de Mamãe

*xícara medidora de 200 ml

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de óleo
500 ml de leite
1 ovo
1 kilo de farinha de trigo
50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Misture o fermento, a açúcar e o sal. Dissolva com o leite morno, 1 xícara do quilo de farinha de trigo, ou até ficar uma papinha. Leve para crescer em local seco e quente até dobrar de volume. Depois que essa esponja crescer, acrescente o ovo, o óleo, o queijo parmesão (tire 2 colheres para jogar por cima) e a farinha até dar ponto de enrrolar, se precisar de mais pode acrescentar.
Enrrole em 4 bolas, faça dois talhos no alto e deixe crescer por uma hora. Depois que crescer salpique o queijo e leve para assar em forno médio até dourar.

15 comentários:

Natália Eleutério disse...

Olá amiga, que rico pãozinho, super fofo e perfumadinho como dizes e acredito. Com que então a menina já recebeu a prendinha adiantado, mas que dão um jeitaço lá isso dão, agora toca a treinar muito, faz um bolinho bem gostoso e manda para a gente, beijinhos.

ameixa seca disse...

Que belo pão. Parabéns à tua mãe!!!
Nota-se que ficou super macio. Muita sorte para amanhã ;)

Isabel (pipoka) disse...

Axly,

Que sorte a sua de chegar a casa e comer esse pãozinho delicioso feito por sua mãe!

bjs

Unknown disse...

Ai amiga, meu comentário vai ser: não posso ver comida na minha frente snif
Mas ficou uma beleza o pãozinho da tia hehe
bjs

Nela disse...

Queridinha amiga, voltei ao seu blog, e desta vez do meu de casa, já está curadooooo, não sabe o que me custava receber comentários seus tão queridos e não poder responder amiga, só hora de almoço que passa rápido, a minha filha á noite precisa do dela, traz sempre trabalho para fazer era complicado, agora tenho falta de tempo vamos a ver.Olhe seu pão, e parabéns á mãe está lindo de mais, receita que anotei mesmo, querida que corra tudo como deseja do fundo do coração, e obrigada pela sua amizade e não se esquecer de mim.Vamos a ver se logon já tenho um tempinho para pstarm beijinhos.

risonha disse...

boa sorte para o dia de amanhã amiga!
esse pão ficou com um ar super fofinho!!!

Tânia disse...

O que posso dizer desse pãozinho? Que é simplesmente um "petáculo".....ai, ai, ai...só de ver a maciez daquele miolinho quentinho...não tenho nenhuma dúvida que é maravilhoso!
Parabéns a mamãe!!

Laurinha disse...

Hummmm, já estou levando a manteiguinha! Guarda uma fatia pra mim, pls!
Beijinhos

Gina disse...

A turma da blogosfera anda fazendo pão que é uma beleza!
Pão com queijo, ô mistura boa, hein!
Bjs.

Odete disse...

Tomara que tenha dado tudo certo.
E esse pao que maravilha. Obrigada por dividir a receita da mamae.

Beijos

Rose Oliveira disse...

Oi amiga! Que sensação de fome me atacou quando vi a foto desse pão, rrs, só podia ter mãos de mãe nesse negócio, rss e mãos de fada!
Não vou sumir não querida, me viro nos trinta mais antes de viajar visito todos os amigos blogueiros e olhe que juntando os três blogs, são de montão, rss. Só não tô tendo tempo para tirar fotos e nem preparar coisas especiais na cozinha...devo trazer muitas fotos da ceia na casa da sogra.
Beijos e boa apresentação, vai com tudo garota, tô aqui na torcida...vai dar tudo certo!!!

AndreaDomingas disse...

Axly,

você está ficando craque em fazer pão, menina! Ficou bonitão! Vou anotar!

Ah, espero que tudo tenha corrido bem com a apresentação da monografia! Agora é só relaxar e curtir as Festas!
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Querida ficou lindo o teu pãozinho!Um beijo...

claudia disse...

Hummm gostei deste pãozinho...

♥ mesa para 4 disse...

Que belo pão...beijinho